Naturologia
A Naturologia é uma profissão da área da saúde que trabalha com saúde Natural, abordagem integral, atendimento humanizado e Terapias Integrativas Complementares.
Atua tanto com educação, auxiliando na mudança de hábitos e costumes não saudáveis, quanto a terapias naturais de todo o mundo como Yoga, Massoterapia, Reiki, Fitoterapia, Terapia Floral, Meditação, Iridologia, Reflexologia, entre muitas outras, ferramentas estas utilizadas para promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Possui como base a Medicina chinesa, Ayurvédica, Antroposófica, Xamãnica e a Medicina convencional ocidental.
É um diálogo entre conhecimentos ancestrais e modernos, que aborda corpo, mente, espirito e aspectos sociais de forma integral e transdisciplinar.
A naturologia visa analisar o organismo como um todo, tendo consciência de que possuímos um organismo interdependente em todos os sentidos, quebrando a visão mecanicista de saúde ainda encontrada atualmente, busca tratar a causa e não apenas “maquiar” as doenças tirando os sintomas. Desta forma todos os atendimentos são personalizados, o plano terapêutico é formado a partir das necessidades e características individuais de cada interagente, denomina a quem é atendido de interagente ao invés de paciente, pois acredita que a consulta é fruto de uma interação, onde tanto o profissional, quanto o atendido constroem juntos o conhecimento, além do fato que para uma saúde de qualidade se faz necessário ter autonomia e empoderamento na auto gestão dos hábitos cotidianos e suas consequências. proposta que difere do modelo onde se espera "pacientemente" e passivamente que o profissional traga todo o conhecimento da doença e a resolva através de algum medicamento ou tratamento.
Apesar de abordar aspectos alimentícios, emocionais, tratar patologias e observar a saúde de forma geral, naturólogos não são nutricionistas, psicólogos ou médicos ocidentais e sim profissionais focados em todos os níveis de saúde natural, sua atuação não exclui, nem impossibilita a abordagem dos outros profissionais da saúde, pelo contrario, valoriza a livre comunicação, integração e visão integrativa em equipes multi-profissionais. Acredita-se que para um cuidado efetivo com a saúde, é essencial a união de diversas abordagens e perspectivas do ser humano e ambiente.
O naturólogo se diferencia dos terapeutas naturais em geral devido ao fato de possuírem bacharelado (formação nível superior) que possibilita seguir uma carreira acadêmica, através de mestrados, doutorados e pós docs, além de livre comunicação e atuação entre equipes multi-profissionais da área da saúde, graças ao entendimento dos princípios científicos e médicos, o naturólogo pode atuar em clínicas, hospitais e compreender melhor o resultados de exames médicos, fisiologia, patologia e histologia.
“A Naturologia é um fenômeno decorrente da crise de paradigmas do mundo contemporâneo e da necessidade de revisão e ampliação dos modelos de práticas médicas vigentes”.
Adriana Elias M. Silva (2012)
Em resposta de uma crescente percepção da necessidade de ampliação e mudança dos modelos de atenção, práticas e atuação no campo da saúde surgiu no Brasil a Naturologia. Há décadas já se pensava sobre reformular os modelos de atenção à saúde, dessa forma abordagens Integrativas de cuidado começaram gradualmente a ganhar espaço, principalmente após a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, a qual é considerada um marco para a oferta das Práticas Integrativas e Complementares (PIC).
(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006; SABBAG et al, 2013).
Acompanhe a seguir a linha do tempo da Naturologia e seu desenvolvimento no Brasil:
1988 – Inauguração do primeiro bacharelado em Naturologia na Universidade do Sul de Santa Catarina em Florianópolis, o qual foi intitulado Naturologia Aplicada.
1994 – Criado o primeiro modelo de ensino superior em Naturologia pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Doutor Bezerras de Menezes, o qual era intitulado por Naturologia Aplicada em Terapias Naturistas.
2002 – Abertura do segundo bacharelado em Naturologia na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.
2004 – Fundação da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA).
2005 – Aprovação do Projeto de Lei n. 503/2004 de autoria de Celso Jatene, o qual institui, no âmbito do município de São Paulo, o dia 23 de março como dia do profissional em terapias naturais e do naturólogo.
2006- Implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a qual cria espaço para a inserção do naturólogo no Sistema Único de Saúde (SUS).
2007 – Fundação da Associação Paulista de Naturologia (APANAT).
2008- Realização do I Congresso Brasileiro de Naturologia (CONBRANATU), em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi.
2010 – ABRANA lança a revista “Natural em Dia”, o primeiro impresso sobre a Naturologia no Brasil.
2012 – Apresentação do Projeto de Lei 3804/2012 que regulamenta a profissão de naturologia no Congresso Nacional, no mesmo ano ocorreu o lançamento do primeiro periódico científico da área, Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares.
2013- Aprovação do Projeto de Lei 0089.4/2013 de autoria de
José Nei A. Ascari e institui o dia 23 de março como dia do Naturólogo no estado de Santa Catarina.
2014 – Fundação da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT).
2015- A Naturologia passa a compor a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), com o código 2263-20, garantindo diversos direitos aos profissionais.
2016- Inclusão da CBO do naturólogo na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS.
Apesar de ser uma profissão nova no Brasil a Naturologia já conta com profissionais mestres e doutores, com profissionais concursados atuando na rede pública de saúde e livros publicados na área (PASSOS; RIBEIRO; RODRIGUES, 2015).
História
Faculdades
UAM
Atualmente apenas duas faculdades oferecem o Bacharelado em Naturologia, (ambas particulares e reconhecidas pelo MEC) com cinco estrelas no guia de estudante da editora Abril e com quatro anos de duração, de modo geral possuem muitas semelhanças nas matérias abordadas na grade curricular, possuindo as principais terapias de base, estudo teórico e prático, disciplinas padrão da área da saúde e equivalência em qualidade de ensino, porém existem algumas especifidades no conteúdo de cada curso, além de estarem inseridas em ambientes totalmente diferentes entre si, desta forma a experiência vivida, a qualidade de vida e as oportunidades de trabalho e estágio se diferem, formando profissionais com perfis diferentes e ao mesmo tempo muito semelhantes, pois independente de onde seja formado o profissional, a abordagem e princípios se mantém unificados.
- UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Campus Centro - Bresser, Sp.
Situada no centro de São Paulo, a poucos minutos do metrô, este curso destaca-se atualmente pela grande ênfase em Acupuntura e Medicina Chinesa, grande enfoque em questões científicas e teóricas além de diversos campos de estágio na Saúde Pública.
Para saber mais acesse:
Site http://portal.anhembi.br/cursos/naturologia/#tab1
Blog https://naturologiauam.wordpress.com/
Facebook https://www.facebook.com/natuanhembi/?fref=ts
- UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus Grande Florianópolis - Unidade Pedra Branca, SC.
Situada à aproximadamente 19 km de Florianópolis, em um ambiente pouco urbanizado, este curso destaca-se por conter a matéria de Xamanismo em sua grade, uma abordagem prática e vivencial além de um grande Horto medicinal que os alunos possuem livre acesso, o que facilita o aprendizado de identificação e conexão com as plantas medicinais.
Para saber mais acesse:
Site http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/naturologia/#?unidade=11
Blog https://naturologiaunisul.wordpress.com/
Facebook https://www.facebook.com/naturologiaunisul?fref=ts
Os congressos de Naturologia são de realização anual e ocorrem sempre no campus das Faculdades entre os meses de outubro/novembro. Nos congressos, ocorre o lançamento do periódico científico ''Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares''.
Periódico Científico
A Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies é uma publicação semestral que tem por objetivo divulgar artigos originais e inéditos sobre resultados de pesquisas, revisões, debates, resenhas, cartas, relatos de experiências e casos clínicos na área da Naturologia e disciplinas afins. São aceitos trabalhos de pesquisas pré-clínicas, clínicas, observacionais, qualitativas e de natureza mista.
É o primeiro e único Periódico Científico focado em Terapias Integrativas e Complementares, Medicina Natural e Naturologia do Brasil.“ O projeto foi pensado para fortalecer a Naturologia e o campo das terapias complementares no país. O Brasil possui pesquisadores de diversas instituições que trabalham com terapias complementares, porém na
hora de publicar os seus resultados, muitos acabam enviando para periódicos internacionais ou nacionais de outras áreas. O periódico surgiu para fortalecer a divulgação científica das terapias complementares no país”, explica Daniel Rodrigues, naturólogo, professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) e editor científico do periódico.
Para saber mais informações e ler artigos do periódico acesse:
Entidades Representantes
Atualmente possuímos 3 órgãos de representação profissional:
SBNAT – Sociedade Brasileira de Naturologia
Fundada em 2014, tem por objetivo estimular o ensino e a pesquisa em Naturologia e desenvolver iniciativas voltadas ao desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares no país (SBNAT, 2016).
Saiba mais em:
Facebook www.facebook.com/SBNAT-Sociedade-Brasileira-de-Naturologia-1613414782271141/
ABRANA – Associação Brasileira de Naturologia
Fundada em 2004, é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo representar e auxiliar os profissionais e estudantes de Naturologia, colaborando com o crescimento, reconhecimento e regulamentação da profissão no país e no mundo (ABRANA, 2016).
Saiba mais em:
Site www.abrana.org.br
Facebook www.facebook.com/abranaoficial/?fref=ts
APANAT – Associação Paulista de Naturologia
Fundada em 2007, reconhece e destaca a importância da divulgação dos benefícios das terapias naturais, bem como dos profissionais graduados em Naturologia ou Terapeutas Naturais especializados, que atuam na promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida (APANAT, 2016).
Saiba mais em:
Site www.apanat.org.br
Facebook www.facebook.com/apanat.associacaopaulistanaturologia/?fref=ts