Terapias Integrativas
Reflexologia
A Reflexologia é uma Terapia não-invasiva que se baseia na pressão sequencial de zonas reflexas dos pés e mãos. Segundo Eunice Ingham (1889-1974) “É uma terapia que se baseia no princípio da existência de pontos reflexos nos pés e mãos (existem outras áreas do corpo também utilizadas) relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários processos homeostáticos.“. É sobretudo um método de ativar os poderes curativos do próprio organismo.
Não há um consenso sobre a origem da Reflexologia, acredita-se que teve origem na China há 5.000 anos, porém, os mais antigos registros provêem do Egito, em pictogramas dos túmulos e murais.
Ainda, há relatos do uso da Reflexologia na Índia e na Pérsia; e em meados do século XV, uma forma de Reflexologia também era praticada na Europa e pelos índios Cherokees na América do Norte.
Segundo a cultura Oriental, os pés são utilizados para receber a massagem, devido à passagem neles dos principais meridianos responsáveis por conter a energia vital e fazer circular o Qi. Além disso, os reflexos nos pés são estimulados naturalmente quando permanecemos em pé ou caminhamos, promovendo equilíbrio energético e fisiológico.
No Ocidente, as primeiras teorias envolvendo zonas reflexas foram desenvolvidas por William Fitzgerald, que dividiu o corpo em áreas que eram utilizadas para analgesia e, com o passar do tempo, percebeu que, através da pressão era possível identificar as possíveis disfunções futuras.
Porém, foi sua assistente Eunice Ingham em 1930, que aprimorou os estudos das zonas longitudinais e mapeou os pés em relação aos pontos que se refletem nas diferentes partes do corpo humano, até produzir um mapa do próprio corpo nos pés. Seu trabalho foi tão bem sucedido e reconhecido que seu nome passou a ser vinculado diretamente à técnica da Reflexologia.
Apesar desta terapia ter avançado muito nos últimos anos, o princípio base desta disciplina ainda se mantém. O princípio de que há zonas energéticas que percorrem o corpo e áreas reflexas nos pés que correspondem aos principais órgãos, glândulas e outras partes anatômicas do nosso organismo. A Reflexologia ao ser utilizada, facilita o processo de cura, não é uma forma de massagem e também não é uma medicina tal como esta é praticada por médicos convencionais ocidentais.
Em primeiro lugar é importante salientar que um terapeuta de reflexologia não faz diagnósticos (faz prognósticos, ou seja, evidencia possíveis desequilíbrios energéticos). A Reflexologia trabalha com o fluxo de energias sutis, que revitalizarão o corpo para que sejam acionados os mecanismos de equilíbrio do próprio organismo, e estes façam o seu trabalho. Não é o terapeuta quem produz os resultados, o próprio organismo é responsável pela harmonização. O terapeuta limita-se a provocar o estímulo necessário para que seja atingido o estado de equilíbrio, a que nós chamamos de homeostase. Todos podem usufruir de tratamentos de reflexologia desde bebés, crianças, adultos (incluindo as grávidas, mas deve se ter um cuidado especial, fazer apenas com profissionais habilitados para o trabalho com gestantes), e idosos. Pois esta terapia tem sobretudo a vertente preventiva o que faz dela uma ferramenta eficaz em qualquer faixa etária. Proporcionando o bem estar geral necessário para que o sistema imunitário responda de forma adequada aos ataques exteriores a que somos atingidos diariamente. A reflexologia pode ser utilizada como terapia complementar e auxiliar no tratamento das mais diversas doenças e ainda, é uma técnica eficaz para aliviar as dores e tensões do dia a dia.
Referências Bibliográficas:
BOOTH, L. Reflexologia Vertical: uma técnica revolucionária para transformar sua saúde. São Paulo: editora Pensamento, 2005.
KUNZ, K. & KUNZ, B. Reflexologia: como re-estabelecer o equilíbrio energético. 15 ed. São Paulo: editora Pensamento, 2013.
LEITE, F. C. & ZÂNGARO, R. A. Reflexologia: Uma Técnica Terapêutica Alternativa. IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba.
LOURENÇO, O.T. Reflexologia Podal sua saúde através dos pés: primeiros socorros e técnicas de relaxamento. 3 ed. São Paulo: editora Ground, 2002.
MACIOCIA, G. Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa: um texto abrangente para acuputuristas e fitoterapeutas. 2ed. São Paulo: editora Rocca, 2007.
cursosmassagem.com.br
http://www.itiomassagem.com.br/cursos/reflexologia-podal/reflexologia-podal-introducao